Zé Ramalho apresenta releitura roqueira do álbum solo que o revelou há 40 anos
16/07/2018 10:27 em Música

Com capa simplória inspirada na logomarca do título do primeiro álbum solo de Zé Ramalho, lançado em 1978, o disco Avôhai 40 anos – Remake pop rock chega ao mercado fonográfico a partir da próxima sexta-feira, 20 de julho de 2018.

O cantor, compositor e músico paraibano é o mentor e o diretor artístico da refazenda do álbum originalmente intitulado Zé Ramalho (Epic / CBS) e lançado há 40 anos com nove músicas autorais.

No remake editado por meio de parceria entre a editora Avôhai e o selo Discobertas, cantores e/ou grupos da atual cena independente brasileira de pop rock recriam as nove músicas. Intérprete de Bicho de 7 cabeças (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Renato Rocha), o guitarrista Robertinho de Recife é o único nome conhecido nacionalmente no elenco indie.

A diferença entre o número de faixas do LP original (nove) e o de intérpretes da releitura (doze) se deve ao fato de que três composições – A dança das borboletas (Zé Ramalho e Alceu Valença), A noite preta (Zé Ramalho, Lula Cortes e Alceu Valença) e Voa voa (Zé Ramalho) – figuram no disco em duas gravações, cada uma, feitas por artistas distintos.

Alocadas como faixas-bônus, as versões adicionais dessas três músicas foram produzidas por Marcelo Fróes, que também assina a pós-produção das outras nove faixas articuladas por Ramalho.

Álbum que lançou músicas como Avôhai, Chão de giz e Vila do sossego, sucessos ainda hoje recorrentes nos roteiros dos shows do cantor, o LP Zé Ramalho projetou o artista com fusão original de folk, rock, psicodelia e música nordestina.

Eis os artistas arregimentados por Zé Ramalho para o tributo a esse álbum antológico e as respectivas músicas que esses artistas gravaram no remake :

1. Avôhai (Zé Ramalho) – Eminência Parda

2. Vila do sossego (Zé Ramalho) – Paul Rock

3. Chão de giz (Zé Ramalho) – Via Rock

4. A noite preta (Zé Ramalho, Lula Cortes e Alceu Valença) – João Ramalho (versão 1)

5. A dança das borboletas (Zé Ramalho e Alceu Valença) – Sent U Feeling (versão 1)

6. Bicho de 7 cabeças (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Renato Rocha) – Robertinho de Recife

7. Adeus segunda-feira cinzenta (Zé Ramalho e Geraldo Azevedo) – Prima Facie

8. Meninas de Albarã (Zé Ramalho) – Mazzeron

9. Voa voa (Zé Ramalho) – Linda (versão 1)

Faixas-bônus:

10. A noite preta (Zé Ramalho, Lula Cortes e Alceu Valença) – OgroJazzBend (versão 2)

11. A dança das borboletas (Zé Ramalho e Alceu Valença) – Novanguarda (versão 2)

12. Voa voa (Zé Ramalho) – Luiz Lopez (versão 2)

 

Fonte: Portal G1 | Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS