A ponte de acesso à rua Pedro Maus, na área central de Benedito Novo, continua parcialmente interditada.
A medida foi necessária para dar início à construção de uma grande galeria, em uma das cabeceiras, com a proposta de ajudar a minimizar os impactos e prejuízos causados à população em caso de elevação das águas do rio Benedito.
Um investimento que ultrapassa os R$ 160 mil, recursos próprios do município. “No início desta semana, a obra completou um mês. O projeto precisou sofrer algumas adequações, mas o andamento dos trabalhos continua normalmente”, explica o prefeito Jean Michel Grundmann.
De acordo com o responsável pela obra, a base estrutural da galeria já está pronta. Foram finalizadas também duas cortinas, que são as paredes de sustentação. Nesta semana, a equipe trabalha na fixação das madeiras usadas como reforço na construção da laje.
Uma etapa importante e delicada, afinal, para realizar a concretagem segura, é preciso montar adequadamente não apenas as fôrmas, mas também o escoramento delas.
Em seguida, a ferragem começa a ser fixada para iniciar a concretagem das vigas. Para finalizar, serão construídos as calçadas e os guarda corpos.
“Como dependemos do clima, não é possível precisar um tempo certo para conclusão dos trabalhos. Por isso, continua impedida por tempo indeterminado a passagem de automóveis e caminhões”, orienta Jean. Pedestres, ciclistas e motociclistas podem usar uma passarela construída ao lado da ponte.
O projeto inclui ainda a remoção de pedras em alguns pontos do rio Benedito, o que também vai ajudar a diminuir o acúmulo e a elevação da água.