Este mês é dedicado ao Setembro Amarelo, uma campanha que visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
No país foi iniciado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com as primeiras atividades em 2015.
Desde então, sociedade civil organizada e órgãos públicos promovem ações no sentido de alertar as pessoas sobre esse tema. Indaial está engajada na causa e realizará algumas atividades.
A Assessoria de Assuntos para a Juventude, com apoio das Secretarias de Saúde e Educação e do Parlamento Jovem, promoverá uma semana de palestras, de 24 a 28 de setembro, com mais de três mil alunos do ensino médio das escolas: EEB Frederico Hardt, Colégio Metropolitano, EEB Profª Attela Jenichen, EEB Raulino Horn, EEB Prefeito Germano Brandes Junior e Colégio Adventista.
O tema "Eu me importo com você, vamos conversar?" será abordado nos próprios educandários, conforme cronograma preestabelecido, por meio de profissionais da saúde e educação e do palestrante Giwelton Murilo Mattos.
No dia 21 de setembro, pela manhã, haverá uma qualificação da rede de atenção básica sobre prevenção de suicídio com enfermeiros das equipes da saúde da família, no Centro de Convivência.
No dia 12 de setembro os profissionais da saúde participaram de uma webpalestra com Alexandre Paim Dias, no Centro de Convivência.
Os profissionais que atuam nos serviços de saúde mental do município se reuniram em comissão para elaborar e implantar o Protocolo de Atendimento às pessoas em risco ou tentativa de suicídios.
Essa construção surge para melhorar fluxos de pacientes encaminhados conforme avaliação do risco de suicídio.
O Protocolo foi elaborado inicialmente apenas pela Secretaria de Saúde, mas sua revisão terá parceria das demais secretarias e órgãos de defesa dos direitos.
Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Ilustrativa