Na noite desta terça-feira, dia 18 de setembro, a Câmara Municipal realizou a 33ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença da imprensa, dos líderes de bairros e a comunidade.
Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Guilherme Voigt Junior fez a leitura de respostas que recebeu do executivo através de pedido de informação sobre a pavimentação da Rua Arthur Piazza, no bairro Araponguinhas.
Segundo a resposta da Prefeitura, a via não está na lista para a contemplação da pavimentação. Necessita de uma pessoa que faça a solicitação e de algumas informações técnicas.
O vereador disse que levará estas informações às pessoas que o solicitaram, e que irá conversar com a comunidade para que uma liderança possa fazer a solicitação da pavimentação. Agradeceu a atenção e a resposta do executivo.
O vereador também leu a resposta sobre a pavimentação da Rua Caramuru no bairro Araponguinhas. Segundo a administração, a Rua está na lista e será contemplada. Deverá ter início a sua pavimentação em 2019. O vereador leu mais algumas informações técnicas apresentadas na resposta.
Guilherme falou sobre o semáforo da Rua Araponguinhas que está intermitente, porém ele acredita que seria necessário ter no local alguns agentes de trânsito para amenizar a situação, visto o alto fluxo de automóveis. O vereador afirma que este local está muito perigoso.
O vereador Carlos Adriano Krüger falou sobre a situação do semáforo da Rua Araponguinhas. Também disse que a recém comprada escavadeira apresentou problemas.
Solicitou ao líder de governo, o vereador Martinho de Souza Filho, o que será feito. Falou sobre as eleições e disse que é importante pesquisar a vida do candidato. É preciso votar com consciência.
O vereador Martinho de Souza Filho fez seu pronunciamento como líder de governo falou sobre a entrevista que ele e o vereador Haroldo Fiebes deram ontem juntamente com o Soldado Fogaça e também a Presidente do CONSEG Ana Lucia Zemuner na Rádio Cultura sobre o uso do Narguilé em locais públicos.
Destacou a opinião dos vereadores, e disse que é importante não só criar a lei, mas ter efetivo para realizar a fiscalização.
Destacou a reunião que foi feita na câmara, em que existe uma preocupação com a utilização do Narguilé em locais públicos.
Disse que será feito um abaixo assinado e também uma audiência pública para que exista a participação da comunidade. Para ele, este é um assunto que merece ser discutido e analisado.
Sobre a escavadeira, o vereador Martinho disse que a empresa que venceu a licitação irá resolver o problema.
Outro assunto destacado pelo vereador Martinho é ponte do anel viário que em breve deverá ser entregue. Na quinta-feira será entregue a ordem de serviço para a confecção das rotatórias do anel viário.
Segundo o executivo, não vale a plena consertar a placa do semáforo da Rua Araponguinhas, pois o custo é muito alto.
“Pedimos à comunidade que tenha atenção e cuidado. A rótula fará o serviço e terão modificações ali no bairro Araponguinhas.”, disse o vereador.
O vereador Guilherme pediu parte na fala de Martinho e perguntou se não seria possível colocar um agente de trânsito lá.
O vereador Martinho disse que foi enviada uma sugestão ao executivo para colocar uma guarda de transito nos momentos de maior fluxo.
Apresentação de Projeto:
Projeto de Lei Ordinária n.º 61/2018 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias e abertura de crédito especial no Orçamento – Programa 2018 da Administração Direta e Indireta.
Pedido de Providências
- n.º 247/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes - Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a urgente troca da lâmpada queimada no poste de iluminação pública localizado defronte ao número 523, na rua Paraguai, Bairro Imigrantes. Defronte à casa n.º 523 existe um poste de iluminação pública que a lâmpada está queimada. Por sua vez, é sabido que a região vem sofrendo com a ação de meliantes que agem na maioria das vezes no horário noturno e, é visando garantir mais segurança aos munícipes e às pessoas que por ali transitam que requer seja urgentemente tomada a medida em apreço.
- n.º 248/2018, de autoria do Vereador Rubens Borchardt - Providenciar a instalação de abrigos de ônibus na Rua Arthur Schulz, Tifa Hoshprung e na Tifa Lange, no Bairro Dona Clara. As pessoas que utilizam o transporte coletivo nas referidas localidades, não têm onde se abrigar enquanto aguardam pelo referido transporte, logo, ficam expostas ao tempo, principalmente crianças e alunos que estudam na escola localizada no Bairro em questão.
Nº 249/2018 - Que seja instalada, no início da via, uma Placa de identificação da Alameda Alegre, Bairro Dona Clara. Esta via foi recentemente regularizada e, portanto, necessita de identificação para facilitar a sua localização, beneficiando, assim, os moradores daquela localidade.



Fonte: Assessoria de Comunicação de Timbó | Foto: Divulgação