A Justiça Federal vai promover de terça à quinta-feira mais um mutirão de conciliação visando a desapropriação de terras para a duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial.
Serão 65 audiências coordenadas pelo juiz Antônio Araújo Segundo e com a participação de mais quatro magistrados, além do acompanhamento de quatro procuradores federais e um defensor público federal.
Serão negociadas áreas nos municípios de Gaspar, Blumenau e Indaial. Esta é o terceiro mutirão promovido pela Justiça Federal com essa finalidade. Em 2017 o trabalho deu fruto a 36 conciliações. Em 2018 foram oito.
Os processos foram ajuizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em outubro. Segundo a Justiça Federal, as audiências só não foram agendadas antes porque o DNIT só depositou o valor estimado nas negociações na semana passada, algo em torno de R$ 25 milhões.
O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, diz que ainda acredita que será possível entregar oito quilômetros de rodovia duplicada ainda em 2018, no lote 2, entre Ilhota e Gaspar.
Segundo ele, essas novas desapropriações serão importantes para entregar outros 12 quilômetros até meados do próximo ano. Nos cálculos dele, os 74 quilômetros só devem ser entregues em 2022.
Fonte: NSC | Foto: Pancho