Novamente nesta terça-feira, 04 de dezembro, temos um começo de dia com temperaturas baixas para a época do ano. Claro que cada região com a sua intensidade. Temperaturas menores na Serra, Oeste e Planalto Norte.
Na última madrugada vários pontos do Estado, que possuem estações meteorológicas oficiais, tiveram temperaturas abaixo dos 10°C.
São alguns deles:
- 1,9°C Urupema
- 2,6°C Bom Jardim da Serra
- 2,9°C Urubici
- 3,8°C São Joaquim
- 5,4°C Curitibanos
- 8°C Maravilha
- 9,9°C Joaçaba
- Dados: Ciram
Um sistema de alta pressão, que é uma massa de ar mais seco, está no comando das condições do tempo em Santa Catarina. Uma característica desse sistema é o sobe e desce de temperaturas em poucas horas, por conta dos índices mais baixos de umidade relativa do ar.
Além disso, o ar mais seco também é frio, pesado, e acaba ficando "preso" em áreas de baixadas, provocando temperaturas menores, principalmente na região da Serra.
Como o ar é bem seco, essas temperaturas ficam mais restritas a madrugada e amanhecer. Logo que o sol for ganhando espaço, elas sobem e vão trazer uma tarde quente em SC:
O sol não só irá aparecer hoje como deverá até predominar em muitas cidades. Só chamo atenção que o início do dia e o final da próxima noite serão períodos com mais nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Em poucas cidades destas regiões até teremos um chuvisco e/ou chuva fraca passageira.
Com o predominando as temperaturas sobem agora de manhã para trazerem uma tarde quente com previsão de 28 e 30ºC em muitas cidades.
O SOL VOLTA NA QUARTA
A quarta-feira, dia 05, terá novamente a presença do sol e com ele predominando em todas as cidades. Só no fim do dia é que poucos municípios entre Serra e Sul poderão ter uma chuva passageira, por conta de uma frente fria fraca que irá passar pelo mar.
As temperaturas já não deverão diminuir tanto ao longo da noite e do próximo amanhecer de quarta. Só na Serra ainda teremos temperaturas amenas.
A previsão indica uma quarta-feira bem quente, com máximas entre 30 e 32°C em pontos do Oeste, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.
Fonte: NSC | Foto: Carolina Dias