Confirmada a primeira morte por gripe A em Blumenau
Publicado em 30/04/2019 14:20
Saúde

A Secretaria de Promoção à Saúde de Blumenau confirmou a primeira morte por gripe A na cidade. A vítima é uma mulher, de 79 anos, moradora do bairro Garcia. Ela estava internada na UTI do Hospital Santa Isabel e faleceu no domingo, 28 de abril.

A notificação da suspeita aconteceu no dia 15 de abril, sendo o caso confirmado na última sexta-feira. Conforme a Secretaria, a mulher tinha se vacinado no ano passado contra a influenza.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, já são 22 casos suspeitos de Influenza na cidade, sendo que 18 foram foram descartados. Dois exames ainda aguardam resultado e dois casos de H1N1 foram confirmados em 2019.

O primeiro caso foi registrado em fevereiro deste ano, de um homem com mais de 60 anos que viajou para o exterior, contraiu o vírus nos Estados Unidos, e se recuperou da gripe.

Em 2018 o município teve 93 casos notificados suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, 22 casos foram confirmados para vírus influenza A (H1N1 e H3N2), e duas mortes em decorrência da doença, um adulto e uma criança menor de 2 anos.

Dia “D” de imunização

Neste sábado, 4 de maio, será realizado o Dia “D” – de divulgação e mobilização nacional da vacinação, onde todas as unidades de saúde do município – Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais, estarão vacinando os públicos-alvos das 8h às 17h. A campanha segue até 31 de maio.

As equipes da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau já aplicaram, nesses primeiros 20 dias da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, 22.459 doses da vacina.

A meta do Ministério da Saúde (MS) para Blumenau é imunizar 90% de um total de 111.031 pessoas dos grupos prioritários.

 

Fonte: Portal Alexandre José | Foto: Divulgação
Comentários