Governo do Estado justifica ausência do Vale do Itajaí em pacote de obras
13/06/2019 10:53 em Médio Vale

O governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, anunciou na última segunda-feira um pacote de investimentos avaliado em torno de R$ 200 milhões para cinco regiões de Santa Catarina.

Chamado de "Novos Rumos - Santa Catarina em Movimento", o planejamento inclui seis obras estratégicas para acelerar o desenvolvimento da Grande Florianópolis, Oeste, Meio-Oeste, Sul e Norte do Estado. O Vale do Itajaí, porém, não foi contemplado no projeto.

Secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler justificou à reportagem que há obras mapeadas que serão lançadas em breve pelo Governo do Estado além dessas cinco regiões.

Ele justifica que há duas obras estaduais em andamento no Vale do Itajaí: a ampliação da rodovia Antônio Heil (SC-486) e a restauração da rodovia Jorge Lacerda (SC-412), entre Itajaí e Gaspar, ambas importantes rotas para a logística catarinense.

Outra obra na região citada pelo secretário é a ampliação da Bacia de Evolução, no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, que foi executada recentemente pelo Governo do Estado.

Apesar de ser considerada concluída de acordo com os parâmetros do contrato, a bacia ainda está longe das dimensões necessárias para as manobras dos navios, de forma que o Porto de Itajaí assumiu um aditivo de contrato de R$ 40 milhões para finalizar os trabalhos.

Quando perguntado sobre futuras obras do Governo do Estado no Vale do Itajaí, Hassler afirmou que a Secretaria da Infraestrutura sempre escolhe as obras prioritárias de cada região em conjunto com as lideranças locais.

Ainda destacou que o Governo do Estado está estudando a possibilidade de novas etapas do plano "Novos Rumos - Santa Catarina em Movimento" e mapeando obras em todas as regiões do Estado.

 

Fonte: NSC | Por Gabriel Lima | Foto: Patrick Rodrigues/JSC
COMENTÁRIOS